Autárquicas/Setúbal: Candidato do CHEGA Luís Maurício quer eleger vereador

A eleição de um vereador e dois deputados municipais é o principal objetivo do cabeça de lista do Chega às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal, Luís Maurício, conselheiro nacional do partido liderado por André Ventura.

“Um bom resultado do Chega em Setúbal é eleger um vereador e dois deputados municipais. Temos de ser realistas. Na primeira eleição, na primeira vez em que vamos a votos, um vereador e dois vereadores municipais eram um excelente resultado”, afirma o candidato.

Luís Miguel Leitão Maurício, de 42 anos, está há muitos anos ligado à atividade marítima, exerce a profissão de contramestre em Setúbal e pretende tirar uma licenciatura em Ciências Sociais.

No plano político, diz ter sido desafiado pelo próprio André Ventura, de quem é amigo, para fundar o Chega, tendo organizado o primeiro jantar nacional do partido. Também criou a primeira página oficial do partido e o primeiro núcleo concelhio no Barreiro.

Conselheiro nacional eleito na primeira convenção do Chega, Luís Maurício foi o primeiro presidente da Comissão Política Distrital em Setúbal, cargo que ainda exerce, e mandatário distrital da candidatura de André Ventura às mais recentes eleições presidenciais.

Luís Maurício decidiu aceitar o convite para se candidatar à Câmara de Setúbal porque “não tem medo de desafios” e acredita que poderá constituir-se como “alternativa às forças políticas que nos últimos 47 empobreceram o distrito e em particular o concelho de Setúbal”.

Os objetivos da candidatura passam também por conseguir que o Chega comece a ter poder autárquico na região, particularmente na capital do distrito, e por fazer chegar à população as principais ‘bandeiras’ do partido, como a segurança.

Uma “aposta clara na videovigilância”, que diz ter dado bons resultados noutros concelhos, e a criação de uma polícia municipal são algumas prioridades do candidato do Chega, que também promete total empenho no combate à corrupção, designadamente nas áreas do “urbanismo e licenciamento de obras”.

Esta é a estreia do Chega em eleições autárquicas. O partido foi fundado em abril de 2019, tendo já participado nesse ano nas legislativas.

Nas eleições para a Câmara de Setúbal, Luís Maurício terá como adversários os candidatos já anunciados André Martins (CDU), Fernando José (PS), Fernando Negrão (PSD), Pedro Conceição (CDS-PP), Fernando Pinho (BE) Carlos Cardoso (Iniciativa Liberal), Carina Deus (RIR/PDR) e Fidélio Guerreiro (Movimento Independente ‘Amar Setúbal’).

A CDU governa a Câmara de Setúbal com maioria absoluta, com um total de sete eleitos, liderados por Maria das Dores Meira.

O PS é atualmente a segunda força política do concelho, com três vereadores eleitos, e o PSD tem um vereador.

Por lei, as eleições autárquicas têm de ser marcadas para entre 22 de setembro e 14 de outubro, mas a data deste ano ainda não foi anunciada.

GR // ROC

Lusa/fim