CHEGA pergunta: Irá Costa manter confiança em governante polémico?

O deputado e líder do partido CHEGA, André Ventura, perguntou ao Primeiro-ministro, António Costa, se mantém a confiança política no Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Em causa está o facto de João Paulo Rebelo ter sido designado pelo Governo como autoridade coordenadora do Covid-19 na zona centro e ter pedido ao presidente da Câmara Municipal de Viseu que sugerisse aos autarcas da região a empresa do seu ex-sócio, João Fernando Cotta, para os contratos referentes à realização de testes em toda a região.

Questionado sobre este assunto, o Secretário de Estado optou pelo silêncio. No entanto, é por demais evidente que esta situação indicia, pelo menos, uma intolerável pressão sobre os municípios, podendo, eventualmente, configurar crimes de tráfico de influências.

Já depois de esta questão ter sido tornada pública, João Paulo Rebelo voltou a ser designado como autoridade que coordena a execução da situação de calamidade, declarada a 30 de abril.

Face ao exposto, o deputado André Ventura perguntou directamente ao primeiro-ministro, na missiva enviada, se manterá a confiança no Secretário de Estado e se será levado a cabo algum inquérito interno com vista a apurar os factos tornados públicos.