André Ventura foi eleito Presidente da Direção Nacional do CHEGA na I Convenção Nacional do Partido, que decorreu nos dias 29 e 30 de Junho em Algés, Lisboa.


Licenciado e Doutor em Direito, André Ventura foi Professor na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Autónoma de Lisboa, bem como consultor de diversas empresas na área jurídica. Foi também inspetor tributário na Autoridade Tributária e Aduaneira.


É autor de diversas obras no domínio do Direito, bem como de vários artigos jurídicos publicados em revistas de especialidade.


O atual Presidente do CHEGA foi membro de vários órgãos distritais do PSD e da JSD, tendo sigo igualmente Conselheiro Nacional de 2015 a 2017. Foi candidato por este partido à Presidência da Câmara Municipal de Loures em 2017, tendo obtido um dos melhores resultados de sempre do PSD no Concelho.


Lançou o projeto do CHEGA ainda no final de 2018, quando percebeu que o país precisava de uma nova força política capaz de romper com os poderes instalados e com o politicamente correto.


Reconhecido como o 24º Partido português em Abril de 2019 pelo Tribunal Constitucional , o CHEGA viria a alcançar um lugar no Parlamento logo nas eleições legislativas de 6 de Outubro, tendo André Ventura sido eleito deputado pelo círculo eleitoral de Lisboa, o maior do país.
No dia 29 de Fevereiro, em Portalegre, perante centenas de apoiantes, André Ventura anunciou que será candidato às eleições presidenciais de Janeiro de 2021.