Democracia

O movimento e os diferentes membros do movimento político fundamentam o seu projeto político com base em princípios democráticos e na Carta dos Direitos Fundamentais e, consequentemente, rejeitam qualquer filiação, ligação ou simpatia, passada ou presente, com qualquer projeto autoritário ou totalitário.

Soberania

O partido ID acredita que a soberania dos Estados e dos povos assenta na cooperação entre as nações e, por conseguinte, rejeita qualquer política que vise criar um modelo supranacional. A oposição a qualquer transferência de soberania nacional para as instâncias supranacionais e / ou instituições europeias é um dos princípios fundamentais que unem os membros do partido ID.

Identidade

Os partidos e os diferentes deputados do partido ID baseiam a sua aliança política na preservação da identidade dos povos e nação da Europa, de acordo com as características específicas de cada povo. O direito de controlar e de regular a imigração é, assim, um princípio fundamental partilhado pelos membros do partido ID.

Especificidade

Os partidos e os diferentes deputados europeus do partido ID reconhecem mutuamente o direito de defender os seus modelos económico, económico, social, cultural e territorial específicos. O partido ID procura preservar a diversidade dos projetos políticos dos seus membros.

Liberdades

Os partidos e os diferentes deputados baseiam o seu movimento político na defesa das liberdades individuais e sublinham a especial relevância da proteção da liberdade de expressão, na qual as liberdades digitais são cada vez mais ameaçadas.

Cultura

O Partido ID considera que a cultura é a verdadeira essência de qualquer ação política, e que apenas uma pedagogia cultural e científica pode permitir desenvolver consciência política nos cidadãos.