No dia 27 de março de 2026, o Deputado Paulo Seco, em representação do Grupo Parlamentar do CHEGA, esteve presente na sessão pública de apresentação do projeto PATEO – Pessoas com Autonomia, Teto, Espaço e Oportunidade, realizada no Auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa.
O projeto PATEO é uma iniciativa Science4Policy coordenada pela Fundação Champalimaud (em consórcio com o ISCTE e a Alzheimer Portugal), financiada pelo PRR. O seu objetivo principal é traduzir evidência científica sobre a prevenção da demência e do declínio funcional associado ao envelhecimento em soluções práticas que permitam às pessoas envelhecer com autonomia, no seu próprio teto (habitação), com espaço adequado e reais oportunidades de inclusão e qualidade de vida, promovendo alternativas à institucionalização tradicional em lares.
A participação do Deputado Paulo Seco reflete o interesse do Grupo Parlamentar do CHEGA nas temáticas do envelhecimento populacional, cuidados de longa duração, habitação colaborativa e modernização dos cuidados no domicílio, áreas que o partido tem vindo a acompanhar no âmbito das políticas sociais.