André Ventura participou hoje, em Antuérpia, na Assembleia Geral do grupo político europeu Identidade e Democracia (ID), do qual o CHEGA faz parte, onde foram abordados os grandes desafios políticos que a Europa enfrenta.
O Presidente do CHEGA, juntamente com uma delegação composta por dirigentes do partido, participou hoje na Assembleia Geral do ID-Party, na cidade belga de Antuérpia. Neste encontro foram abordados vários temas que se constituem como desafios políticos à Europa na atualidade e outros temas como as eleições europeias de 2024 e conclusões sobre as eleições em França.
Desta reunião do grupo político europeu que o CHEGA integra, saiu a Declaração de Antuérpia, onde foi sublinhada a importância de construir uma Europa de nações soberanas e de combater a tendência centralizadora da União Europeia, reforçando, ao mesmo tempo, o papel dos Estados-membros e dos seus povos, de forma a manterem os seus direitos e a sua identidade.
Foi também denunciado o viés ideológico que tem levado as instituições europeias a silenciar alguns Estados-membros, através do mecanismo do Estado de direito que limita a atribuição de fundos a estes países.
A necessidade de defesa das fronteiras europeias relativamente aos fenómenos migratórios foi reafirmada e a invasão da Ucrânia pela Federação Russa mereceu também forte condenação por parte deste grupo político.
“É importante começar a dar passos para a criação de um grande grupo europeu que vença as eleições europeias de 2024”, sublinhou André Ventura, referindo ainda a importância de refletir os problemas que a Europa enfrenta com os partidos da mesma família política do CHEGA.
O Partido CHEGA
23 de Junho de 2022