Uma das maiores preocupações de foro mundial, prende-se com as alterações climáticas. Está bem patenteado quer na Comissão Política Distrital de Coimbra, quer no Grupo Parlamentar do Chega, as preocupações com o AMBIENTE.
Fruto destas apreensões, estão as diversas reuniões já efetuadas com o Gabinete do Ambiente em prol dum futuro mais puro e sustentável.
No sentido de tomar conhecimento das preocupações inerentes à “EROSÃO COSTEIRA MARÍTIMA na Figueira da Foz”, a Deputada Dra. Rita Matias, mais os Assessores Luís Fernandes e Francisco Tropa, estiveram reunidos com a Distrital de Coimbra e com a Dra. Claúdia Pinho, principal impulsionadora e defensora desta causa na defesa dos interesses figueirenses. Este é um dos maiores flagelos naturais que preocupa a população figueirense, e cujas autoridades locais e nacionais não parecem estar sensibilizadas.
A primeira linha de habitações na Margem Sul/Cova-Gala está em perigo total de derrocada, e provavelmente dentro de 10 a 20 anos, nem existirá.
Quando as vidas humanas são colocadas em segundo plano, por questões ideológicas e financeiras, está tudo dito.