Professora Claúdia Mourato
O Grupo Trabalho Concelhio Chega Figueira da Foz, em solidariedade com a professora agredida a 11 de outubro, vem por este meio informar, que tem estado a acompanhar a situação diariamente e que não pode deixar de se sentir indignado com a falta de apoio existente.
Este episódio infeliz, que se passou no Centro Escolar de Vila Verde, não pode cair no esquecimento, nem das populações nem da sociedade em geral. É uma situação grave demais, e os infratores terão de sofrer as devidas consequências dos Atos praticados.
A Professora Claúdia Mourato, foi agredida barbara e violentamente, por um grupo de 10 pessoas da Comunidade de Etnia Cigana, e posteriormente transportada ao Hospital da Figueira da Foz.
A Professora Claúdia Mourato é uma professora que trabalha a RECIBOS VERDDES e infelizmente, pelo vínculo que dispõe, ou não dispõe, não tem apoio de ninguém, e até à data de hoje ainda faz fisioterapia contínua, para recuperar das suas Lesões de Foro Cervical e Lombar. Mais uma vez, votada ao abandono, apoio psicológico nunca teve.
Perante a falta de justiça existente e com receio de represálias por parte da Comunidade de Etnia Cigana, a Professora Claúdia Mourato, PONDERA MUITO SERIAMENTE ter de ABANDONAR O PAÍS e “EMIGRAR “.
Para que conste, mais se informa, que a nível de justiça, das 10 pessoas que integraram o grupo ofensivo da comunidade de ETINIA CIGANA, apenas passou a ser notificado um só casal, que ficou proibido de se aproximar da escola em questão.
Uma VERGONHA DE JUSTIÇA, os elementos da Comunidade Cigana envolvidos ficam impunes e com mais força para fazer pior um dia destes.
INFELIZMENTE, a principal prejudicada será só e sempre, a Professora Claúdia Mourato, a qual irá ficar com sequelas psicológicas e com PROBLEMAS DE SAÚDE para a vida toda.
COLOCAM-SE AS SEGUINTES QUESTÕES.:
• É ESTE TIPO DE SEGURANÇA, QUE TODOS NÓS QUEREMOS NOS NOSSOS ESPAÇOS ESCOLARES E PARA OS NOSSOS FILHOS?
• É ESTE TIPO DE CONDIÇÕES LABORAIS QUE QUEREMOS PARA INCENTIVAR OS NOSSOS JOVENS PARA SEREM PROFESSORES?
• E PARA ESTES CASOS, SERÁ ESTA JUSTIÇA QUE SE PRETENDE, OU SEJA, QUE ATUA DE FORMA INCONSEQUENTE?
Texto de.: Hermínio Martinho
Coordenador do GT da Figueira da Foz