Penacova é um Concelho com cerca de 220 km2 e aproximadamente 13.000 habitantes. Vila com Foral atribuído em 1192 pelo Rei D. Sancho I, situa-se no centro do Distrito de Coimbra, dependendo sobretudo da Floresta e do bem mais precioso do mundo que é a Água.
Para alavancar economicamente este Concelho maioritariamente rural e florestal, há que apostar fortemente no TURISMO COMUNITÁRIO, que é vigorosamente potenciado pelas novas tendências da procura turística. Atualmente, o cliente turístico, pretende conhecer e interagir diretamente com a natureza, procurando a aventura e lugares pouco explorados, desenvolvendo novos horizontes e designadamente, indagando novas experiências e com maior autenticidade.
O TURISMO COMUNITÁRIO, pode ser a alavancagem do desenvolvimento local, tornando-se a verdadeira aposta do Concelho, desde que dinamizem outras produções locais, ou seja, levando à dinamização e criação de novas atividades, aproveitando os recursos existentes (materiais e humanos), valorizando o património natural e histórico-cultural, potencializando e garantindo emprego, bem como melhorando a qualidade de vida às comunidades.
Este tipo de conceito turístico, pode ele próprio ser alavancado pela potencialidade dos terrenos, bem como dos futuros projetos a implementar, dentro do segmento de negócio das plantas aromáticas.
A substituição de certas áreas da mancha eucaliptal, por áreas demarcadas, constituídas por plantas aromáticas, iria criar mais postos de trabalho, através de empresas familiares e ao mesmo tempo, estimulava o aumento da produção e redução de consumo de recursos naturais, contribuindo para a promoção da biodiversidade e preservação da sustentabilidade ambiental.
Quando o Homem quer, muda-se a si próprio e consecutivamente MUDA O MUNDO.
Isidro Brás
Coordenador do GT de Penacova