O concelho de Condeixa-a-Nova, emerge de uma sociedade antiga, cujos vestígios mais importantes, são encontrados no Parque Arqueológico de Conímbriga, no entanto, existem outros vestígios mais antigos da vida em sociedade em Condeixa, tais como, as Grutas Pré-Histórias de Eira Pedrinha e as Grutas do Medronhal na Arrifana, que datam do início I milénio a.c.
Concelho detentor de um PATRIMÓNIO, cheio de tradições, duma gastronomia invejável, história milenar e com gentes acolhedoras, abraçado à Serra de Sicó, que flue desde os seus rios, ribeiros e dos seus campos férteis de cultivo, até à sua centralidade de vias de comunicação entre Norte/Sul e Oeste/Este.
Uma Vila de gente boa, que recebeu os ensinamentos dos romanos e que ainda hoje estima o seu legado, Condeixa terra de moleiros, pastores e agricultores, um ADN de uma sociedade que sabe estar e receber.
Nos tempos modernos, ainda existe muito por lapidar, esta pedra preciosa que reflete um turismo de natureza, histórico e gastronómico ainda por descobrir, não basta visitar, tem que experimentar, provar e descobrir o que ainda está envergonhado e mesmo escondido ao mundo. Ele é o bom Cabrito, a Escarpeada, as Ruínas de Conímbriga e o resto que o mundo pouco conhece de grande valor!
O potencial económico, turístico e capital humano precisa de um booster para que todos tenham a experiência de SENTIR CONDEIXA ou mesmo VIVER CONDEIXA.
Texto.: Octávio Ferreira