A Direção Nacional do CHEGA vem por este meio, após o anúncio, pela Comissão Nacional de Eleições, dos resultados das eleições em Angola, tornar público o seguinte:
Esta era uma importante oportunidade para a mudança acontecer em Angola, após décadas de exercício de poder absoluto e pouco democrático pelo MPLA, com resultados devastadores em termos de pobreza da população, corrupção das instituições e desaceleração nos índices de desenvolvimento humano daquele país. Lamentamos, pois, que essa oportunidade pareça ter sido, para já, desperdiçada.
O CHEGA respeita, evidentemente, os resultados eleitorais, embora, neste caso concreto, subsistam dúvidas legítimas e sustentáveis, pela informação que tem vindo a público e que nos tem chegado através de vários interlocutores, da fiabilidade do respetivo processo eleitoral, apesar dos vários observadores internacionais presentes.
Por fim, o CHEGA lamenta igualmente a presença de Marcelo Rebelo de Sousa no funeral do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, pelo simbolismo e pela mensagem política que passa, legitimando e branqueando os crimes do mesmo contra o povo angolano e contra os portugueses.
Direção Nacional do CHEGA
Lisboa, 29 de Agosto de 2022.