A Direção Nacional do CHEGA, nos termos do art. 20º dos Estatutos do Partido, requereu hoje à Mesa Nacional a convocação de um Conselho Nacional Extraordinário com o objetivo de discutir, avaliar e votar a moção de confiança proposta pelo Presidente da Direção Nacional, André Ventura.
Entendendo que é fundamental que não subsistam dúvidas internas quanto à legitimidade do Presidente e ao estilo de liderança que este tem afirmado, quer em termos partidários, quer parlamentares, a Direção Nacional solicitou igualmente à Mesa Nacional que o XI Conselho Nacional seja aberto à participação de todos os militantes, de todas as regiões do país, para que o debate seja completo, global e o mais abrangente possível.
A Mesa Nacional decidiu, por isso, convocar em simultâneo a I Assembleia Plenária da história do Partido CHEGA, como forma de participação direta dos militantes no caminho a seguir pelo Partido. Todos os militantes em situação regular poderão participar e intervir, nos termos do regulamento interno a aprovar pela Mesa.
Os trabalhos decorrerão nos dias 17 e 18 de Setembro, na Exposalão – Centro de Exposições da Batalha, no distrito de Leiria, iniciar-se-ão com a apresentação da Moção pelo Presidente do Partido, e serão abertos a todos os militantes e dirigentes, bem como à comunicação social.
A moção de Confiança apresentada pelo Presidente da Direção Nacional será votada no final do debate, através de voto secreto em urna fechada. Os resultados serão anunciados pelo Mesa Nacional logo após validada a contagem pela Mesa e pelo Conselho de Jurisdição Nacional.
A Direção Nacional e Mesa Nacional do CHEGA
Lisboa, 29 de Agosto de 2022.