Em março de 2020, a Consulta Aberta encerrou abruptamente no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, sem qualquer aviso à Câmara Municipal, deixando os doentes com episódios agudos sem assistência médica atempada, entre as 08h00 e as 24h00 (período de maior afluência desse tipo de situações aos serviços hospitalares).
Desde há bastante tempo que o Grupo de Trabalho de Cantanhede tem travado uma “luta” pela reabertura da mesma Consulta Aberta, tendo inclusivamente no ano passado entregue em sede de Assembleia da República uma iniciativa no sentido desta situação ser debatida na Comissão da Saúde. Evidentemente, o Partido Socialista no seu melhor, não resolveu rigorosamente nada.
Não podendo deixar cair esta situação no esquecimento, foi entregue em 24/04/2024 um projeto de Resolução para que o Governo do PSD tome todas as diligências necessárias, e com caráter de urgência, para a reabertura de uma Urgência Básica no Município de Cantanhede.
Além desta iniciativa, já se encontra agendada uma reunião entre o Deputado Eliseu Neves e a Presidente do Município de Cantanhede, no sentido de se encetarem esforços para a resolução desta grave situação.