Penela, desde há muito que se encontra dentro das escolhas dos cidadãos europeus e não só. Os Países Baixos em muito contribuem para a economia local e se regalam com a natureza, calmaria e interação com as gentes locais.
Não estamos a falar apenas e só da população sénior, falamos especialmente de nómadas digitais e quadros qualificados que procuram locais aprazíveis para se viver, sobretudo ligados à natureza ainda 100% virgem. Gente que diz à “boca cheia” que veio para ficar e não pretende voltar ao seu país de origem. Pretendem principalmente a integração e em beneficiar ao máximo do espírito de comunidade.
Pelo que se vem observando, e segundo os últimos levantamentos, a comunidade estrangeira neste concelho do Distrito de Coimbra já simboliza cerca de 10% da comunidade residente.
Este concelho é a escolha de quem quer passar mais tempo com a família e viver os seus dias sem as pressões demográficas das grandes cidades europeias. Apenas encontram um problema de monta que é a língua portuguesa, mas mesmo assim, nada que os faça demover de cá ficar.
Entrámos em contacto com uma professora do primeiro ciclo, a qual nos informou que são os próprios pais das crianças não nativas em Portugal, que lhe pedem que apenas falem em português. Eles serão os “novos portugueses” de Penela. Esta é sem dúvida, o tipo de comunidade que se pretende em Portugal, que se integra e não impõe os seus costumes e crenças. Por isso apenas podemos dizer… SEJAM BEMVINDOS e Penela conta convosco.