Comunicado
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira
Hoje é um dia especial para os Bombeiros Voluntários de Mira, fazem precisamente 42 anos de existência. Não poderíamos deixar de congratular, todas e todos que se têm colocado à disposição do bem comum que é dar a Vida por outra Vida.
Como cidadãos portugueses e não só, estamos e estaremos sempre gratos, a quantos se predispõem a nos ajudar e salvar, quer de forma voluntária, quer de forma profissional. A vida é efémera, mas a solidariedade e auxílio ao próximo é eterna, quer no tempo quer no espaço.
Todos sabemos, que atualmente as Associações de Bombeiros vivem momentos realmente aflitivos, quer por opções políticas, quer sobretudo pela falta de verbas para poderem ter uma maior capacidade de intervenção, a qual vai desde o combate a incêndios à emergência pré-hospitalar, sendo agentes de proteção civil ao serviço da população, exercendo a sua profissão 12 meses por ano, 24 horas por dia.
É notório que o reconhecimento da profissão de bombeiro como profissão de desgaste rápido e o reconhecimento de que as suas funções são desempenhadas em situação de risco, é urgente.
Não nos podemos esquecer, que quer como políticos, quer como simples cidadãos, é aos Bombeiros que nós recorremos em todas as circunstâncias mais adversas.
Gostaria, em meu nome pessoal e em nome de toda a Distrital de Coimbra, de congratular a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira, na pessoa da sua Presidente Alda Leça, extensível a todos os Órgãos Sociais, ao Comandante João Maduro e a todas e todos que integram o Corpo de Bombeiros no ativo. Não poderia deixar de salientar também, que mesmo os que já não fazem parte do efetivo ou os que já não estão entre nós fisicamente, também elas e eles fazem parte desta felicitação e são pedras basilares desta instituição.
Paulo Seco