O Partido CHEGA tem vindo a alertar, de forma insistente, para as injustiças gritantes que afetam o interior do país — e os Bombeiros Voluntários são um dos exemplos mais evidentes dessa desigualdade.
Enquanto o litoral continua a concentrar a maioria dos apoios, meios e decisões políticas, as corporações de bombeiros do interior são deixadas a lutar com orçamentos insuficientes, territórios vastos, acessos difíceis e uma população cada vez mais envelhecida e dispersa. A desertificação do interior, longe de ser apenas um problema demográfico, tem consequências reais na resposta de emergência, no combate aos incêndios e no socorro às populações.
As Associações de Bombeiros em zonas como a Pampilhosa da Serra, enfrentam despesas incomparavelmente mais elevadas: mais quilómetros percorridos por missão, viaturas que exigem manutenção constante devido ao relevo acidentado, falta de voluntários e uma necessidade permanente de formação e equipamento moderno. No entanto, continuam a receber as mesmas verbas que corporações em zonas urbanas, onde os custos operacionais são substancialmente inferiores.
O Partido CHEGA defende uma mudança urgente neste paradigma. Não é possível continuar a tratar de forma igual aquilo que é profundamente diferente. É preciso criar critérios de financiamento justos, que tenham em conta a realidade de cada território — não apenas o número de ocorrências, mas também as distâncias, o relevo, o grau de isolamento e a falta de alternativas.
Apoiando os Bombeiros do interior, o CHEGA está a lutar não apenas pela segurança das populações, mas também por um país mais equilibrado, mais coeso e mais justo. É tempo de dar voz e força a quem nunca vira as costas ao povo português, mesmo quando o Estado o faz. Vida por Vida será sempre o seu Lema.