Humildade, Lealdade e Trabalho por Cantanhede!
Cidadãos de Cantanhede,
Venho por este meio apresentar me como candidato à Camara Municipal de Cantanhede, pelo Partido Chega.
O meu nome é Eliseu da Costa Neves. Sou solteiro e natural de Outil, concelho de Cantanhede.
Desde tenra idade que saí da escola para ir aprender uma profissão. Fui militar em Leiria, onde dei continuidade aos meus estudos e vivi cerca de 15 anos.
Pelo sentimento que tinha pelo meu concelho regressei, novamente, em 2009 para Cantanhede. Ingressei no ensino Superior em Coimbra e licenciei-me em Comunicação Organizacional, na vertente de Marketing. No ano 2020 conclui a pós-graduação de Técnico Superior de Segurança e Saúde no Trabalho e, mais recentemente, conclui o curso de Perito em Acidentes de Trabalho.
Atualmente sou deputado na Assembleia Geral da República na XVI legislatura e integro as seguintes comissões: Agricultura e Pescas; Trabalho, Segurança Social e Inclusão; Transparência e Estatuto dos Deputados; Comissão Eventual para Avaliar o Sistema de Proteção Civil e a Prevenção e Combate aos Incêndios de 2024. Sou, ainda, membro efetivo dos Grupos de Trabalho e Amizade do Luxemburgo e Chile e Vice-Presidente dos Grupos de Angola e França.
Como bombeiro voluntário, que também sou, tenho uma perceção diferenciada dos problemas: sociais, do setor primário, da indústria, da saúde e da educação. Deste modo, tenho trabalhado ativamente nas políticas da saúde. Por isso, recentemente apresentei um projeto de resolução na assembleia da república, pela abertura do serviço de urgência, o qual havia sido encerrado em 2007 pelo governo socialista. Também na agricultura e pescas tenho desenvolvido ação política, destacando a minha intervenção nas fileiras do leite, da lã, do arroz, do mel e da arte xávega, que enfrentam grandes dificuldades. Tenho tido, outrossim, uma constante preocupação pela problemática dos incêndios, como não poderia deixar de ser.
Mas o meu foco é Cantanhede. Esta foi a terra que me viu nascer! Esta é a terra que tanto amo, da qual me orgulho e na qual tenho vindo a investir todo o meu trabalho e dedicação. Por isso, estou empenhado em dar um futuro melhor ao nosso concelho, com novas oportunidades para todos, especialmente para os mais jovens, com os quais conto com a respetiva ajuda para tornar este concelho mais capaz e adaptado às necessidades atuais. Quero dar um novo rumo a este concelho.
Candidato-me pelo partido Chega e conto com a participação de todos aqueles que gostam da Nossa Terra e procuram para a mesma um futuro melhor. Decidi avançar para esta candidatura porque tenho uma visão muito clara do reforço da identidade e afirmação de Cantanhede, regional, nacional e internacionalmente.
A minha candidatura é uma grande aposta no desenvolvimento económico do concelho, na promoção de políticas amigas dos cidadãos e das empresas, bem como na política de desagravamento fiscal que gere competitividade ao nosso território, facilitando, assim, a fixação de jovens, alavancando-os no empreendedorismo e criando emprego e riqueza na região.
A paixão que tenho pelo mar é enorme. Um concelho com recursos desta natureza deve apostar em empreendedorismo proativo, aproveitando a nossa costa marítima, na componente piscatória, desportiva, de lazer e também turística.
Outro desígnio prende-se com uma visão de maior apoio e ligação às nossas escolas, aos professores e aos alunos, facilitando, assim, o acesso a novos níveis de qualificação, a novos meios tecnológicos e pedagógicos e ao reforço da ação social escolar para estes fins. Saliento a aposta na escola profissional, com cursos diferenciados para o mercado de trabalho.
Procurarei, ainda, com toda a minha experiência e visão, numa lógica de riqueza inter-relacional, olhar para os mais velhos, para as pessoas com dificuldades económicas, deficientes intelectuais e motores, bem como para as pessoas com problemas habitacionais.
A minha candidatura à Câmara Municipal de Cantanhede será a pensar nas pessoas do Concelho de Cantanhede, pela terra que me viu nascer e que tanto amo. Como tal, contará com uma equipa forte, que pretende trabalhar em conjunto com as Juntas de Freguesia, Associações, Clubes, Empresas e todas as entidades deste concelho. Juntos seremos mais fortes.
Um abraço amigo,
Eliseu da Costa Neves