O CHEGA surge pela primeira vez na liderança das intenções de voto em Portugal, de acordo com o mais recente Barómetro DN/Aximage, publicado pelo Diário de Notícias.
O partido liderado por André Ventura atinge um máximo histórico de 26,8%, ultrapassando a Aliança Democrática (AD), atualmente no Governo, que desce para os 25,9%, enquanto o PS se mantém na terceira posição, com 23,6%.
O crescimento do CHEGA representa uma subida de quatro pontos face ao resultado das legislativas de maio e de oito pontos em relação ao barómetro anterior, revelando um apoio mais homogéneo entre regiões, faixas etárias e classes sociais.
A Área Metropolitana de Lisboa destaca-se como a zona onde o partido regista maior força (31,9%), contrastando com a Área Metropolitana do Porto, onde não vai além dos 19,5%. Já a AD, coligação formada por PSD e CDS, perde quase seis pontos relativamente às eleições legislativas, mas mantém vantagem entre o eleitorado feminino (27,6%), nas classes mais altas (28,8%) e em regiões como o Centro (32,1%) e a Área Metropolitana do Porto (33,1%).
Fonte: Folha Nacional