CHEGA / Grupo Parlamentar
O trabalho dos deputados do Partido CHEGA é estar ao serviço dos portugueses, representando da melhor forma quem neles confiou o seu voto. É ser a voz dos portugueses comuns no Parlamento, que deve ser, por excelência, um espaço de debate de ideias e onde a democracia se exprime de forma mais concreta.
Os portugueses sabem que podem contar com este grupo parlamentar para defender as propostas que realmente melhoram as suas vidas e que o seu único critério é a defesa do interesse nacional.
Por Portugal, Pelos Portugueses!
André Ventura é presidente e fundador do Partido CHEGA, a terceira força política mais votada nas Eleições Legislativas de 2022. Atualmente, desempenha as funções de deputado na Assembleia da República Portuguesa, tendo sido também eleito para a Assembleia Municipal de Moura nas últimas eleições autárquicas. Anteriormente, foi candidato às Eleições Presidenciais em 2021, tendo alcançado o terceiro lugar, com cerca de meio milhão de votos. Foi Professor Universitário, consultor, comentador televisivo e é também inspetor da Autoridade Tributária, função que não exerce desde 2014. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e doutorou-se em Direito Público pela Universidade de Cork, na Irlanda. É ainda autor de livros de caráter técnico na área do Direito e da fiscalidade, bem como de alguns romances.
Bruno Nunes foi cabeça de lista do CHEGA pelo círculo eleitoral de Setúbal nas eleições legislativas de 2022, tendo sido eleito deputado à Assembleia da República. É ainda Coordenador Autárquico Nacional do partido CHEGA, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do CHEGA e Vereador na Câmara de Loures, sem pelouro. Tem um percurso político com mais de 20 anos, muito ligado ao poder local, tendo participado em várias comissões de trabalho municipal ao longo dos mandatos.
Diogo Pacheco de Amorim é deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo do Porto. É atualmente vogal da direção nacional do CHEGA, coordenador da Comissão Política Nacional e responsável pelo Departamento das Comunidades Portuguesas do partido. O seu passado político esteve sempre ligado à direita, tendo sido assessor no primeiro Governo da Aliança Democrática, chefe de gabinete do grupo parlamentar do CDS entre 95 e 97 e fundador do Partido da Nova Democracia (PND). Licenciou-se em filosofia, na Universidade de Coimbra.
Filipe Melo foi eleito deputado à Assembleia da República pelo Círculo de Braga, onde foi cabeça de lista. É ainda Presidente da Distrital de Braga do CHEGA e Conselheiro Nacional do partido. Nas eleições autárquicas de 2021 foi eleito para a Assembleia Municipal de Braga. É licenciado em Relações Internacionais, Económicas e Políticas pela Universidade do Minho e gestor de empresas, tendo sido bancário durante catorze anos.
Gabriel Mithá Ribeiro desempenha atualmente as funções de deputado à Assembleia da República, tendo sido eleito pelo círculo eleitoral de Leiria. Assume ainda as funções de Vice-Presidente do CHEGA e Coordenador-Geral do Gabinete de Estudos do partido, tendo sido responsável pela coordenação da revisão do programa do partido e do programa eleitoral. É professor, investigador, ensaísta e cronista em vários órgãos de comunicação social. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre e doutorado em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL.
Jorge GaIveias foi cabeça de lista do CHEGA por Aveiro, tendo sido eleito deputado à Assembleia da República. É Presidente da Mesa do Congresso Nacional do CHEGA e foi coordenador autárquico do partido na região centro. Foi Administrador e realizador na produtora Telecine-Moro e entre 2010 e 2019 esteve à frente de uma empresa de gestão turística.
Pedro dos Santos Frazão foi cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Santarém, tendo sido eleito deputado à Assembleia da República. É Vice-Presidente do CHEGA, Coordenador da Comissão Autárquica Nacional do partido e ainda Vereador na Câmara Municipal de Santarém, à qual se candidatou nas últimas eleições autárquicas. É médico-veterinário e docente, tendo trabalhado nas áreas da Sanidade e Epidemiologia Animal na Direcção-Geral de Veterinária, do Ministério da Agricultura.
Pedro Pessanha assume atualmente as funções de deputado na Assembleia da República, sendo também Presidente da distrital de Lisboa e Conselheiro Nacional do CHEGA, encontrando-se no partido desde a sua origem. É Oficial Fuzileiro na reserva e possui a licenciatura em Gestão Imobiliária, exercendo a sua profissão enquanto consultor neste setor há vários anos.
Pedro Pinto foi cabeça de lista pelo círculo eleitoral do Algarve, tendo sido eleito deputado à Assembleia da República. É líder do grupo parlamentar e Secretário-Geral do CHEGA. Foi ainda candidato à Câmara Municipal de Beja nas eleições autárquicas de 2021. Frequentou o curso de Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa, tendo sido jornalista de uma publicação ligada à tauromaquia e empresário no ramo da organização de espetáculos.
Rita Matias foi eleita deputada à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Lisboa, sendo atualmente a mais jovem deputada do Parlamento português. É ainda Vogal da direção nacional do partido e Coordenadora da Direção Nacional da Juventude Chega. Formou-se em Ciência Política no ISCTE, e encontra-se a concluir o mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais na Nova-FCSH.
Rui Afonso foi cabeça de lista pelo círculo eleitoral do Porto e eleito deputado à Assembleia da República. É ainda Deputado da Assembleia Municipal do Porto, Presidente da Distrital do Porto e Conselheiro Nacional do partido CHEGA. Encontra-se a concluir o Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade da Corunha, em Espanha e é bancário, com funções na área de Corporate Banking.
Rui Paulo Sousa é atualmente deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa, e vice-presidente do grupo parlamentar do CHEGA. É ainda Secretário-Geral, Vogal da direção nacional e coordenador da Comissão de Ética do partido. Foi diretor de campanha de André Ventura nas eleições presidenciais de 2021 e candidato a presidente da câmara de Castelo Branco no mesmo ano. Tem formação na área da Gestão, tendo iniciado a sua atividade profissional como empresário no setor das tecnológicas, desenvolvendo posteriormente projetos agrícolas.